Buscar
  • Marcelo Apovian

Resiliência

Atualizado: Mar 11

Avaliando a situação em que nos encontramos, temos todos os motivos para nos apegar em assuntos negativos para justificar nossa falta de perspectiva.

O mundo enfrenta uma situação muito difícil, com uma pandemia que não parece ter o fim próximo. No Brasil, além da crise sanitária, enfrentamos uma crise política, social e reputacional importante.

Motivos não faltam para sentarmos e nos rendermos as lamentações. É o caminho mais fácil, porque não está fácil para ninguém.


Conversando com meus sócios, reclamamos que o mercado está difícil e a concorrência mais agressiva. Olhando em uma perspectiva bastante pragmática, temos duas formas de lidar com a situação – seguir lamentando e se prender a isso, ou abaixar a cabeça e focar ainda mais no que temos que fazer. Trabalhar!

Acredito piamente que somos movidos pela energia, e explico rapidamente o que quero dizer. O sistema solar foi gerado por uma explosão energética muito forte, nosso cérebro funciona gerando energia (sim, podemos acender uma lâmpada com o que produzimos de energia), nosso sangue é quente porque produzimos calor (qual a diferença do boiler ligado na tomada da sua casa?). É essa energia que faz a gente acordar e levantar da cama, é ela que faz a gente não procrastinar. Por isso pergunto, vale a pena usar essa energia para reclamar da situação que vivemos ou fazer as coisas que precisam ser feitas para você sair mais forte desse momento? Já viu tempestade sem fim?

Apesar de todas as dificuldades, o ano de 2020 foi o melhor da história da Signium no Brasil e 2021 começou bastante quente. Projetos seguem entrando. Mesmo com todas as preocupações, seguimos unidos em fazer mais e melhor, mesmo que tenhamos todos os motivos para desistir. Nossas energias estão catalisadas para isso, fazer o que tem que ser feito. Trabalhar mais, com mais qualidade e humildade para escutar o que nossos clientes esperam de nós.


PS: A foto abaixo é do evento de 2017 promovido pela Signium sobre inovação e empreendedorismo em parceria com o Insper. Muito do que foi falado naquela época é o que está acontecendo hoje. Resultado de energia que se transformou em foco....




88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

marcelo.apovian@signium.com.br

11 3019 0250

Rua Gomes de Carvalho, 1629

9º andar - São Paulo, SP

© 2020 Marcelo Apovian. - Todos Os Direitos Reservados 

Design e Criação: Giovani Castilho

  • instagram
  • linkedin
  • signium (1)