Buscar
  • Marcelo Apovian

Cálculo do Medo!


A vantagem da minha profissão é que me conecto com pessoas o dia todo. Recrutamento, Coaching, Assessment e Palestras, tudo tem pessoas.

Sim, estou sofrendo com o distanciamento da pandemia.


São quase 15 anos na linha de frente, entrevistando, avaliando, recebendo informação, dando opinião e conselhos.

Nessas minhas andanças, pude constatar que 9 entre 10 trabalhos que faço estão associados ao medo em excesso.

O medo é a melhor ferramenta para colocar freio em nossos impulsos. Sem ele saltaríamos de paraquedas e esqueceríamos de abrir o velame, afinal, é na queda livre o momento de maior adrenalina. Mas quando erramos na dose e não controlamos esse impulso, o medo impede que avancemos. Ficamos presos na porta do avião.

O medo é o gatilho da instabilidade emocional e faz a gente ficar parado. Com ele do nosso lado iniciamos os julgamentos – será que vou entregar o resultado, as coisas não estão dando certo comigo hoje, a relação com meu chefe não anda boa, será que vou conseguir correr aquela prova de 10km do final de semana no tempo que quero, e assim vai. É o medo conversando com a sua coragem. É o seu Vontade de Fazer sendo convencido pelo Você não Consegue.

O medo gera insegurança, ansiedade, descontrole emocional e bloqueia nossas metas. Fazemos coisas impensáveis com ele ao nosso lado. Os conflitos entre pessoas são, em sua maioria, iniciados pela insegurança que vem do medo. Gastamos energia com ele, ao invés de focar no que precisamos fazer. O medo sabota nossos pensamentos positivos, queima a energia que deveríamos estar usando para outras coisas boas que planejamos fazer.

Temos que usar o medo para frear nossa coragem, o importante é não errar na dose, mas se for pra errar, é melhor que seja na coragem e no otimismo.

Para fechar, na foto sou eu (com uns 26 anos) olhando o altímetro para saber se já estava na hora de comandar o paraquedas.

93 visualizações1 comentário

marcelo.apovian@signium.com.br

11 3019 0250

Rua Gomes de Carvalho, 1629

9º andar - São Paulo, SP

© 2020 Marcelo Apovian. - Todos Os Direitos Reservados 

Design e Criação: Giovani Castilho

  • instagram
  • linkedin
  • signium (1)