Buscar
  • Marcelo Apovian

Não tem crise na criatividade brasileira


A crise política e econômica no Brasil começou em meados de 2013 e se acentuou muito em 2014 e 2015. Mas os anos subsequentes também foram duros para o mercado de trabalho. Por uma serie de fatores, o Brasil sangrou entre 2013 e 2017, saiu da UTI mas continua internado e requer tratamento intensivo. São 7 anos, mas não está distante de virar 10 ou até mais para voltarmos a ter um crescimento econômico expressivo.


Se pensarmos que nosso ápice profissional dura aproximadamente 30 anos, quer dizer que 1/3 desse período foi na crise. Nos países desenvolvidos as crises são menores e por menos tempo, por isso o brasileiro é muito criativo e não se deixa abater fácil. Somos resilientes !

Levantamento da consultoria IDados, com base nos números do IBGE, avaliou que 1 em cada 10 empregados com nível superior recebe 1 salário mínimo !! Um cidadão investe mais de 20 anos de sua vida estudando e quando consegue arrumar emprego é para ganhar R$ 998. Mas sempre pode piorar, vale lembrar que a taxa de desemprego está em 12%.


Isso tem desencadeado uma mudança importante no comportamento das pessoas e na maneira que elas estão se mantendo financeiramente. O brasileiro sempre foi empreendedor, mas com a crise o Brasil ganhou mais de 1,3 milhão de novos microempreendedores. Para citar um exemplo, os meios de transportes na cidade de São Paulo sempre foram um problema, por isso o Uber tem tanto sucesso por aqui, os patinetes invadiram as ruas e em menos de 2 anos mudaram a cara da cidade.


O Brasil nunca ganhou um Prêmio Nobel, não estamos na frente dos rankings de patentes, não temos um ecossistema de Venture Capital como os Estados Unidos, China, Israel ou Índia, mas o brasileiro se vira. Não é por acaso que o Facebook e o Instagram nasceram tendo brasileiros como sócios-fundadores.


Mesmo com todas as nossas limitações, o Brasil da aula de empreendedorismo, criatividade e resiliência. E isso não tem crise que apague !!


4 visualizações

marcelo.apovian@signium.com.br

11 3019 0250

Rua Gomes de Carvalho, 1629

9º andar - São Paulo, SP

© 2020 Marcelo Apovian. - Todos Os Direitos Reservados 

Design e Criação: Giovani Castilho

  • instagram
  • linkedin
  • signium (1)