Buscar
  • Marcelo Apovian

Liderança




O assunto não é sobre política, mas sobre gente e gestão.


Bolsonaro nos ensina, da maneira errada, de como (não) fazer gestão e liderar pessoas. Muito parecido com uma empresa, o Presidente da República teve a competência de criar um ministério de alto nível. Pessoas com forte viés técnico e com profundo conhecimento das áreas em que atuam. Além de serem experientes e comprovadamente bons gestores. Empresas, governos e instituições precisam ter pessoas certas, nas cadeiras corretas. Bolsonaro fez isso com muita competência. O problema é o depois, como em uma empresa, quando você monta um time de primeira categoria, tem que saber conduzir essa turma !!


Usando a metáfora esportiva, em um carro de corrida, não basta ter o motor mais potente, sem um chefe de equipe o caos é rapidamente estabelecido. Não adianta ter Neymar e Messi no mesmo time, sem um bom treinador o caos é rapidamente estabelecido !


Nosso atual Presidente não tem as competências de um gestor de pessoas e uma liderança refinada. Ele fala para o povo, mas não para os líderes diretos.


Neste texto pontuo algumas características de liderança que falo em minhas palestras e nos trabalhos de Coaching e Mentoria. Um bom gestor, é aquela que dá autonomia, mas muito mais do que isso:

O líder de verdade precisa servir, e servir por autoridade e não por poder. Bolsonaro usa seu poder para liderar.

Liderar por influência. Influencia deve ser adquirida, e para adquirir, é preciso servir, se sacrificar em prol de outros e não por interesses próprios.

Líder precisa pedir desculpas, mesmo estando com a razão. Vale mais ser feliz (e entregar resultado) do que ter razão !

Líder precisa amar de verdade. Não na emoção, mas na razão. Somente assim você se coloca na posição do outro e enxerga a realidade.

E por último e talvez a mais importante, líder de verdade tem humildade e não se seduz pelo poder. Quando você esta como Presidente de uma empresa, ou da Republica, é fácil se deslumbrar com o poder, é difícil estar próximo da realidade, porque, em geral, as pessoas que estão a sua volta, em sua grande maioria, bajulam e não tem a coragem de falar a realidade. 


Liderar é uma das coisas mais difíceis, pessoas são diferentes e reagem de modo distinto. Por isso tenha sempre humildade de escutar aos outros e aprender coisas novas, principalmente se você estiver ganhando o jogo.

28 visualizações

marcelo.apovian@signium.com.br

11 3019 0250

Rua Gomes de Carvalho, 1629

9º andar - São Paulo, SP

© 2020 Marcelo Apovian. - Todos Os Direitos Reservados 

Design e Criação: Giovani Castilho

  • instagram
  • linkedin
  • signium (1)